É possível vencer a fadiga?
Muito provavelmente, todos nós já sentimos fadiga em algum momento das nossas vidas. Sentir cansaço, fraqueza, falta de energia e de motivação tornou-se até algo um pouco corriqueiro atualmente, fazendo com que por vezes ignoremos este estado.
Mas na verdade, a fadiga pode ter um impacto muito negativo no nosso dia-a-dia e tornar-se particularmente extenuante e problemática na terceira idade.
Uma sensação de cansaço constante afeta o bem-estar do idoso, tanto a nível físico como mental. Alguns efeitos negativos da fadiga podem incluir:
- Redução da mobilidade: A fraqueza e o cansaço podem limitar a capacidade de locomoção, afetar a aptidão física e pôr em causa a independência do idoso.
- Aumento do risco de quedas: Ao prejudicar o equilíbrio e a coordenação motora, a fadiga pode também aumentar o risco de quedas e lesões na terceira idade.
- Diminuição cognitiva: A fadiga pode diminuir a função cognitiva, incluindo a memória, a atenção e a concentração, o que pode ter impacto na capacidade de realizar tarefas e atividades diárias.
- Redução da qualidade de vida: Todos os efeitos negativos acima mencionados correspondem a uma perda de qualidade de vida e aumentam o risco de isolamento social, tristeza e depressão.
A boa notícia é que é possível vencer a fadiga, através da adoção de hábitos mais saudáveis. Destacamos alguns:
- Dormir bem e o suficiente: Embora dependa de pessoa para pessoa, em geral os idosos precisam de 7 a 9 horas de sono de qualidade, por noite.
- Praticar exercício regularmente: A atividade física praticada com cuidado e de forma regular, ajuda a melhorar os níveis de energia e também o humor.
- Optar por uma dieta saudável: Uma dieta equilibrada e variada que inclua fruta, vegetais, cereais e proteínas magras pode fornecer os nutrientes necessários para ganharmos mais energia.
- Gerir o stress: Caso sinta ansiedade, experimente alguns exercícios de respiração, meditação ou ioga para diminuir o stress e melhorar o bem-estar geral.
- Sair e conviver: sair de casa para apanhar ar fresco, passear com os amigos, socializar com os vizinhos ou visitar familiares - estes são pequenos gestos que contribuem para um estilo de vida mais saudável, positivo e energético.
Nem sempre é fácil implementar novos hábitos na nossa vida, mas será por uma boa causa: para se sentir melhor.
Alertamos, no entanto, que a fadiga crónica, mais profunda e persistente, pode também ser um sintoma de alguma condição médica que precisa de ser diagnosticada. Consultar um médico torna-se então essencial nestas situações, a fim de tratar o problema o quanto antes e evitar complicações adicionais.
Em casos de mobilidade reduzida, poderá beneficiar de uma solução de mobilidade, que lhe permita mover-se livremente e manter-se ativo com mais facilidade e segurança. A SCADA possui uma diversidade de opções - desde cadeiras elevador a elevadores de piscina, entre outros. Saiba mais no nosso website e caso precise de ajude, entre em contacto connosco.