O que torna uma casa de banho acessível?

O que torna uma casa de banho acessível?

As casas de banho acessíveis, ou seja, adaptadas para pessoas com problemas de mobilidade, são especialmente concebidas para proporcionar ao seu utilizador um uso mais independente, seguro e digno.

Tipicamente equipadas com uma variedade de características que as tornam mais fáceis de usar, são ideais para pessoas com mobilidade reduzida. Porém, a verdade é que todos podem beneficiar de uma casa de banho com boa acessibilidade, pois na prática são espaços maiores, sem barreiras ou restrições.

O próprio espaço e tamanho desta divisão é então um dos principais elementos a considerar no design da acessibilidade. Devemo-nos assegurar que a casa de banho é suficientemente grande para possibilitar um movimento livre e fluído, permitindo acomodar uma cadeira de rodas se for necessário e manobrá-la sem esforço. Para isto não podem existir obstáculos a dificultar a circulação, devendo ser claro o caminho para cada equipamento ou zona.

Igualmente importante numa casa de banho acessível é a inclusão de barras de apoio. Estas são instaladas em locais estratégicos, tais como junto à sanita, no duche ou na banheira e permitem que a pessoa se agarre e segure melhor quando se levanta e se senta. As barras de apoio são uma das questões mais simples de concretizar, por serem fáceis de instalar e não exigirem alterações estruturais no espaço.

Optar por torneiras de manípulo comprido pode também tornar uma casa de banho mais acessível e prática para indivíduos com mobilidade limitada. Estas são mais fáceis de operar do que as tradicionais, tornando-os uma melhor opção para aqueles que podem ter dificuldade em agarrar ou virar pequenos objetos.

Idealmente deve-se escolher um duche com base ao nível do chão que permita um fácil acesso, ou uma banheira com porta. A zona do banho pode também incluir um assento para maior conforto e segurança. É ainda essencial que, mais do que em qualquer outro caso e particularmente nestas zonas húmidas, seja utilizado um pavimento antiderrapante - de forma a reduzir ao máximo o risco de quedas.

Há ainda outros elementos a ter em conta, como a iluminação por exemplo - boas condições de iluminação também ajudam a minimizar o perigo de cair. Outra nota pertinente: os lavatórios não devem ter arrumação por baixo, pois iria dificultar o seu acesso. Além disso, devemo-nos certificar que os interruptores, tomadas e outros acessórios são colocados numa zona de fácil alcance. Podem parecer detalhes, mas a verdade é que todas estas questões simplificam a utilização do espaço.

Estes são alguns dos aspetos a considerar na criação ou remodelação de uma casa de banho mais acessível. Independentemente de se tratar da casa de banho da nossa própria casa ou de instalações sanitárias em edifícios públicos, a acessibilidade é sempre uma componente essencial para tornar os espaços mais inclusivos, práticos e seguros para todos.

Tagged



Fale Connosco

Deseja mais informações?
Preencha os seus dados abaixo

Li e concordo com a Política de Privacidade. Os dados recolhidos neste formulário serão usados exclusivamente na elaboração do pedido de contacto.

Fale connosco